AIPRO – ASSOCIAÇÃO ISABELENSE DE PRODUTORES RURAIS - Radar Santa Isabel

Novidades

Radar Santa Isabel

Radar Santa Isabel notícias, empregos, comércios, Imóveis, comprar, vender, para alugar e muito mais !!!

Post Top Ad


Post Top Ad

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

AIPRO – ASSOCIAÇÃO ISABELENSE DE PRODUTORES RURAIS

INÍCIO » SOBRE NÓS

Sobre nós

Os primeiros passos para a organização de uma associação começaram entre 2008 e 2009, quando um pequeno grupo de agricultores familiares iniciou a comercialização de seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), necessitando de organizarem-se para atender aos requisitos de qualidade e quantidade de suas mercadorias, e trocando informações em algumas reuniões com os municípios compradores e dentro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR). O grupo começa a atrair mais participantes e se desenvolver, inicialmente de forma individual, em programas governamentais como a Compra Direta e em entregas para a merenda escolar do município a partir de 2009.
Com o intuito de trabalhar em equipe e alcançar outros mercados, neste período se observava à necessidade mínima de organização, com a obrigatoriedade de apresentação de nota fiscal de produtor rural, e posteriormente a exigência pelos órgãos governamentais de nota fiscal eletrônica para aquisição de mercadorias. Em meados do ano de 2010, a história da associação começou a obter uma maior consistência, quando os agricultores visualizavam, através de reuniões com instituições governamentais e Conselho Rural, a necessidade de se unirem em associação ou cooperativa, pois num futuro próximo os recursos dos governos estadual e federal só seriam repassados a grupos estruturados e formalizados de produtores rurais.
A partir daí, as parcerias com a prefeitura municipal de Santa Isabel, com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e o Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA) começaram a tomar forma, através do apoio na realização de reuniões, palestras e capacitações sobre o assunto. Esses encontros foram realizados no Bairro do Ouro Fino, região onde se concentra o maior número de produtores. Em 13 de outubro de 2010, aconteceu a Assembléia de Fundação da Associação Isabelense de Produtores Rural (AIPRO), composta por quatorze agricultores familiares, constituída por fruticultores, horticultores e apicultores, com uma grande diversidade de produtos agrícolas, como caqui, mexerica, goiaba, alface, escarola, cenoura, abóbora, mel, mandioca, entre outros.
Os primeiros passos constituíram aspectos bastante burocráticos, como a elaboração do estatuto, abertura de cadastro nacional de pessoa jurídica, balancetes, imposto de renda, entre outros documentos necessários. O processo mais trabalhoso foi conseguir a inscrição estadual na Secretaria da Fazenda de São Paulo, para a emissão de nota fiscal eletrônica, um grande entrave para que os associados pudessem pleitear outros mercados, principalmente os governamentais. Por esse motivo, a Associação não pode realizar entregas para a merenda escolar municipal no ano de 2011. Porém, em março de 2012, este entrave foi superado, permitindo aos produtores ter acesso à chamada pública da merenda escolar de 2012.
Atualmente a Associação é constituída por dezoito agricultores, a maioria classificados como familiares, o que permite a participação na comercialização da merenda escolar do município de Santa Isabel, com contrato até Julho de 2013, e na Compra Direta das prefeituras municipais de Santo André e Suzano (PAA). A AIPRO também está se organizando para pleitear o PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social), e está buscando melhorar sua logística de transporte para distribuição dos produtos agrícolas, buscando assim incrementar a renda dos agricultores familiares da região.
O grupo também não se esquece que para o crescimento social tanto local como regional, devem participar ativamente nas tomadas de decisão sobre o setor. Por isso vários dos seus membros são representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, do Comitê de Águas de Santa Isabel, mantêm intercâmbio com outras associações e organizações não-governamentais, como por exemplo, a Associação de Pescadores Amadores e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE). Participam periodicamente de treinamentos e capacitações, e possuem contato direto com os representantes deste setor no governo municipal e estadual, buscando assim ajudar na elaboração de políticas públicas que possam beneficiar toda cadeia produtiva.
Mais informações acesse o site da AIPRO www.aipro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad