COMO ARRUMAR UM EMPREGO RÁPIDO?
Procurar um emprego nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais com o mercado tão competitivo e a crise econômica enfrentada pelo Brasil. Procurar emprego envolve tempo, dedicação, foco, momentos de ansiedade, medo e caso a pessoa não consiga um trabalho de forma rápida, ela ainda tem que lidar com problemas financeiros.
A verdade é que apenas um currículo bem estruturado e capacitação não garantem o alcance de um emprego. Existem algumas ações e estratégias capazes de auxiliar quanto a uma recolocação rápida no mercado de trabalho.
Dicas de como arrumar um emprego rápido
Separei algumas dicas de como arrumar um emprego rápido, saiba a seguir:
Mercado
Mesmo fora do mercado de trabalho, é essencial que a pessoa se mantenha atualizada sobre informações, tendências e demandas da sua área de atuação. Dessa forma, fica mais fácil identificar as oportunidades de emprego.
Rotina
Engana-se quem pensa que procurar emprego significa apenas mandar um currículo aqui e outro ali. É preciso criar uma rotina, separar um tempo do dia para procurar emprego, estipular um número de vagas para se candidatar por semana, entre outras ações.
Networking
É preciso manter o networking ativo, ou seja, a pessoa deve estabelecer contanto com amigos, antigos colegas de trabalho, familiares, ex empregadores, colegas de faculdade, professores, etc. Todos devem estar cientes que o indivíduo procura emprego, pois dessa forma, eventualmente algum deles pode indica-lo para determinada vaga.
Eventos
Participar de eventos e feiras na área de atuação é uma ótima maneira de garantir que as organizações vejam e tenham interesse na pessoa, além de maximizar seu conhecimento sobre a realidade das mesmas.
Foco
Um erro muito comum praticado por quem procura emprego é mandar currículo para toda e qualquer empresa. O indivíduo deve pesquisar as melhores organizações para se trabalhar dentro do seu ramo de atuação, ou seja, aquelas que oferecem benefícios e remuneração desejada e assim, focar seus esforços para ser contratado pelas mesmas.
Capacitação
Procurar emprego não quer dizer que a pessoa pode se contentar em apenas mandar currículos da sua casa. É fundamental que a pessoa se mantenha atualizada profissionalmente por meio de workshops, cursos online, pós-graduações, intercâmbios, etc.
Meio online
As redes sociais são utilizadas para diferentes tipos de interação, inclusive as profissionais. Elas são grandes aliadas para quem deseja arrumar um emprego rápido. Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn, são algumas das plataformas onde é possível interagir com as empresas, aprimorar o networking, ficar a par sobre vagas em aberto, entre outras ações. A pessoa que não está presente no meio online, minimiza bruscamente as suas chances de arrumar um emprego rápido.
Ainda se tratando da internet, existem sites onde o indivíduo pode cadastrar o seu currículo e buscar por vagas condizentes com o seu perfil e experiência profissional. Além disso, muitas empresas divulgam em seus sites, ofertas de emprego, o que amplia a pesquisa de quem procura um emprego.
Atitudes que valorizam o profissional perante as empresas
Certas atitudes são bem vistas pelas organizações e maximizam as chances da pessoa arrumar um emprego rápido. Saiba mais:
- Ter um currículo com dados pessoais, formação, experiência, atividades extracurriculares e objetivo profissional de forma clara e correta, além de informações verídicas e atualizadas;
- Possuir bagagem e experiência profissional;
- Conhecer e estudar a empresa em questão, seu ramo de atuação, concorrentes, produto/serviço, missão, visão e valores, entre outras informações, através do seu site e redes sociais;
- Durante a entrevista, usar palavras e frases que o recrutador deseja ouvir e assim, atrair a sua atenção;
- Ter linguagem corporal, postura, gestos, tom de voz, expressões faciais e oratória adequados;
- Se vestir de forma apropriada, de acordo com o perfil da vaga da empresa;
- Passar confiança e segurança no momento da entrevista;
- Chegar com antecedência para o recrutamento;
- Ter uma boa relação e referências de empregos anteriores;
- Possuir perfis nas redes sociais discretos e que passem credibilidade.
Coaching como auxiliador para arrumar um emprego rápido
As técnicas e ferramentas de diversas áreas e ciências utilizadas pelo Coaching, auxiliam a pessoa a arrumar um emprego rápido. Isso ocorre pois a metodologia tem como objetivo, potencializar as chances do indivíduo se recolocar no mercado de trabalho, além de garantir:
- Expansão do autoconhecimento;
- Reformulação da carreira através de um planejamento eficaz;
- Definição de ações e estratégias assertivas;
- Desenvolvimento de habilidades e competências;
- Aprimoramento da capacidade de comunicação;
- Identificação dos pontos de melhoria;
- Aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal;
- Gestão de tempo;
- Mudança de comportamentos e pensamentos sabotadores;
- Aumento da autoconfiança;
- Desenvolvimento da inteligência emocional;
- Visão sistêmica;
- Capacidade de negociação;
- Extinção das crenças limitantes;
- Reconhecimento da motivação;
- Potencialização dos pontos fortes;
- Maximização do foco;
- Desenvolvimento de habilidades de liderança;
- Resolução de problemas;
- Superação de dificuldades.
Não existe fórmula mágica, arrumar um emprego rápido requer iniciativa, persistência e foco. Nesse sentido, muito mais do que fazer com que uma pessoa consiga aquela tão desejada vaga, o Coaching visa o desenvolvimento do potencial infinito do indivíduo, para que assim, ele se aperfeiçoe não apenas enquanto profissional, mas também enquanto ser humano.
Copyright: 672987907 – https://www.shutterstock.com/pt/g/indypendenz
Nenhum comentário:
Postar um comentário