Veja as espécies de codornas para corte: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana 2018 - Radar Santa Isabel

Novidades

Radar Santa Isabel

Radar Santa Isabel notícias, empregos, comércios, Imóveis, comprar, vender, para alugar e muito mais !!!

Post Top Ad


Post Top Ad

sexta-feira, 29 de junho de 2018

Veja as espécies de codornas para corte: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana 2018

Espécies de codornas: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana

No Brasil, as espécies de codornas mais conhecidas são as codornas europeias e as codornas japonesas. Entretanto, há também as codornas americanas, sendo a mais conhecida a Bobwhite, além das chinesas e das africanas



Espécies de codornas: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana
As aves conhecidas como codornas pertencem à família das Faisânidas, sendo consideradas galináceas. No Brasil, as espécies de codornas mais conhecidas são as Coturnix coturnix coturnix(codornas europeias ou selvagens) e as Coturnix Coturnix japonica (codornas japonesas ou domésticas). Entretanto, há também as codornas americanas (Colinus Virginianus), sendo a mais conhecida a Bobwhite, além das chinesas (Coturnix adansonii) e das africanas (Coturnix delegorguei). Cada uma delas com características bem peculiares: uma dóceis, outras nervosas; outras grandes produtoras de ovos, outras baixas produtoras de ovos, mas com excelente produção de carne.

Estas belas avezinhas foram disseminadas, em nosso país, com a chegada dos imigrantes, principalmente os europeus e os japoneses. Independente de sua origem, as codornas são criadas para produção de ovos e carne (esta considerada exótica). Fatores como precocidade sexual, rusticidade, baixo consumo alimentar, alta postura e fácil manuseio só aumentam o número de avicultores ávidos por sua criação, principalmente os descendentes dos imigrantes que introduziram as codornas no Brasil. Atualmente, estes são os principais responsáveis pela produção nacional.
Codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix)
A codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix) é uma espécie selvagem, com penas nas cores bege, branca e marrom-escura. Foto: Reprodução.
Codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix)

codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix) é uma espécie selvagem. Possui plumagem nas cores bege, branca e marrom-escura. Nos primórdios, esta codorna era uma ave migratória, sendo capaz de percorrer quilômetros e quilômetros, por todo o Continente Europeu, em busca de alimento.

Devido ao melódico canto do macho, a codorna europeia foi disseminada na China e no Japão entre os séculos XI e XII. No início de 1910, o Japão e a China passaram a cruzar suas codornas domésticas com a selvagem europeia, o que fez com que surgissem dois grupos de codornas: o asiático (pequeno porte e alta produção de ovos); e o grupo europeu (maior porte e produção de carne e ovos).

Quanto à postura, as codornas europeias produzem menos que as japonesas, mas os seus ovos são bem maiores. Entretanto, por sua carne ser saborosa, a Coturnix coturnix coturnix é comercializada principalmente para corte, o que compensa a sua baixa produção de ovos (menos de 200 ovos/ano).

Uma outra vantagem das codornas europeias é quanto ao ganho de peso: entre 170 e 200 g até os 21 dias de vida (aproximadamente 25 vezes o peso de um dia de idade).
Codorna americana (Colinus virginianus)
A codorna americana (Colinus Virginianus), também conhecida como Bobwhite, habita os Estados Unidos e o México, sendo dócil e de fácil criação. Foto: Reprodução.

Codorna americana (Colinus virginianus)

codorna americana (Colinus Virginianus), também conhecida como Bobwhite, habita os Estados Unidos e o México. Como a maioria das codornas a americana é bastante dócil e de fácil criação. Entretanto, quando criadas em cativeiro, necessitam de uma área ampla, onde possam coabitar com outras aves, como agapornis, calopsitas e outras, visto que são aves bastante sociáveis.

Bobwhite é uma bela espécie, principalmente o macho, que possui uma faixa escura na cabeça. Já a fêmea possui marcas na tonalidade marrom, creme ou ocre. Geralmente, o casal mede em torno de 23 cm.

Quanto à produção de ovosgrande especialidade da codorna americana, esta produz de 12 a 40 ovos, quando da época de reprodução (geralmente na Primavera). A incubação dos ovos ocorre de 23 a 24 dias.
Codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica)
A codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica) é excelente produtora de carne e de ovos, produzindo de 200 a 300 ovos/ano).  Foto: Reprodução.
Codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica)

codorna japonesa (Coturnix Coturnix japonica) habita o Japão e parte do Sudeste Asiático. É uma ave ideal para iniciantes, pois é bastante dócil e de fácil criação. Assim como a codorna americana, a japonesa também pode coabitar com outras aves, quando em cativeiro, já que são bem sociáveis.

Outra característica da Coturnix Coturnix japonica é quanto à sua resistência. Esta adapta-se bem tanto em regiões de climas frios como em regiões de climas quentes. Entretanto, a condição climática ideal para a sua criação gira em torno de 21 e 25° C.

Esta espécie possui a coloração da cabeça e do pescoço mais contrastante no macho, em relação à fêmea. Geralmente, a japonesa possui uma faixa bege na lateral da cabeça. Quanto à plumagem do corpo, esta varia nos mais diversos tons de bege, marrom e cinza-azulado. Quando adulta, esta espécie pode pesar de 120 a 180 g e alcançar dos 15 aos 16 cm de tamanho.

Coturnix japonica é excelente produtora de carne e de ovos. Aos 35 dias de vida, já começam a postura, que pode ocorrer durante todo o ano (de 200 a 300 ovos/ano). Isso demonstra a sua alta precocidade. O período de incubação dos ovos vai de 17 a 18 dias.
Codorna chinesa (Coturnix adansonii)
O macho da codorna chinesa (Coturnix adansonii) possui sua cabeça com um tom azul intenso, que se torna mais claro, na plumagem superior, como se fosse um manto. Foto: Reprodução.
Codorna chinesa (Coturnix adansonii)

codorna chinesa (Coturnix adansonii) habita parte do sudeste asiático e Austrália. Característica comum à maioria das codornas, a docilidade da codorna chinesa a torna ideal para coabitar em viveiros com outras aves, como agapornis, calopsitas e outras. Além disso, a chinesa é uma espécie de faxineira, pois aproveita as sementes deixadas por outras aves e insetos invasores.

O macho da espécie é o mais colorido entre todas as espécies de codorna conhecidas. Sua cabeça possui um tom azul intenso, que se torna mais claro, na plumagem superior, como se fosse um manto. Já na plumagem inferior, a coloração é marrom-avermelhada.

Além disso, a Coturnix adansonii apresenta dimorfismo sexual, o que facilita a diferenciação dos sexos, mesmo nos 25 dias de vida. A codorna chinesa apresenta cerca de 11 a 13 cm de tamanho, sendo bem pequenina.

As Coturnix adansonii já começam a sua postura aos 35 dias de vida, na época da Primavera, quando começam a reprodução. É uma ave de baixa postura. Geralmente, são produzidos de 6 a 10 ovos, com o período de incubação girando em torno de 16 dias.
Codorna africana (Coturnix delegorguei)
A codorna africana (Coturnix delegorguei), ou Codorna Arlequim, habita o Centro-Sul do Continente Africano e a ilha de Madagascar, sendo uma ave muito arisca e nervosa. Foto: Reprodução.
Codorna africana (Coturnix delegorguei)

codorna africana (Coturnix delegorguei), ou Codorna Arlequim, habita o Centro-Sul do Continente Africano e a ilha de Madagascar. Ao contrário da maioria das codornas, a africana é muito arisca e nervosa. Por isso, quando em cativeiro, o ideal é criá-las em um viveiro amplo, com muitas plantas. Não é adequado alojá-las com aves de outras espécies, dado a sua pouca sociabilidade.

O macho possui um tipo de babador branco e preto no pescoço, lembrando um arlequim. Daí o nome popular da Coturnix delegorguei. Já o peito possui a cor marrom-avermelhada, com uma grande mancha negra no centro. Quanto ao tamanho, a codorna africana pode alcançar dos 16 aos 19 cm.

Coturnix delegorguei também é uma ave de baixa postura, em torno de 4 a 8 ovos, no período de reprodução. A incubação dos ovos da africana ocorre de 15 a 16 dias.
Veja o infográfico abaixo sobre as principais espécies de cordornas:
Espécies de codornas: europeia, americana, japonesa, chinesa e africana

Por Andréa Oliveira.
Fontes: Quails & Cia, Quail Farm, That Quail Place, Bird Care, Avibirds, Rural News, Webnode, Criar e Plantar e Aves Criadouro Guadiana.
Fonte: CPT curso
s

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad